Sobre meu trabalho


Ainda muito cedo, aprendemos algumas habilidades como andar, falar, ler e escrever—processos que, para muitos, parecem quase automáticos. Com o tempo, adquirimos também outros conhecimentos sobre nossa saúde, como a importância de um sono de qualidade, uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, que são base para uma vida saudável
No entanto, há aspectos fundamentais que muitas vezes não aprendemos. Entre eles, está a compreensão do que significa ser verdadeiramente humano. Algumas pessoas se veem como "máquinas infalíveis", enquanto outras buscam constantemente estar sempre bem.
Viver bem, porém, é um desafio maior do que apenas se sentir bem. O verdadeiro objetivo da vida não é só o bem-estar, mas viver de acordo com o que realmente importa para nós. Na psicoterapia, entendemos que alguns processos de autoconhecimento não são automáticos e que é necessário um esforço intencional para reconhecer e explorar nossa subjetividade e comportamento.
Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)


A terapia de aceitação e compromisso (ACT) integra o grupo das Terapias Comportamentais Contextuais e apresenta como objetivo geral a promoção da flexibilidade psicológica, através de 6 processos: aceitação, desfusão cognitiva, contato com o momento presente, self como contexto, valores e ações comprometidas.
A flexibilidade psicológica é um repertório que aprendemos para lidar com nossa subjetividade e com a vida. Isso envolve sentir e pensar com abertura, sem resistir a esses processos, e manter o foco no momento presente. Sem aceitar a própria subjetividade e reconhecer sua legitimidade, não é possível agir de forma proativa.
Vida acadêmica
Conheça os projetos que fazem parte da minha vida profissional.






Pós-Graduação em Cuidados Paliativos
Pós-Graduação em Neuropsicologia: Avaliação e Reabilitação cognitiva
Faculdade Santa Casa da Bahia
Em andamento
CBI of Miami
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Graduação em Psicologia
Serviço de Psicologia da UFBA
Formação em terapias contextuais comportamentais, mais especificamente a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
